Dengue

Print page

A dengue é uma doença causada por um flavivírus transmitido por mosquitos. A infecção pelo vírus da dengue pode provocar uma doença leve ou com risco à vida.

Fatos e figuras

Baixe aqui o infográfico em formato PDF.

A dengue é uma doença causada por um flavivírus transmitido por mosquitos. É transmitida por mosquitos do gênero Aedes (principalmente Aedes aegypti, mas também Aedes albopictus e alguns outros) e existem quatro serotipos do vírus. A infecção com o vírus da dengue pode resultar em doença leve ou com risco à vida (classificada pela OMS em duas categorias: sem complicações ou grave).

Houve um aumento dramático da incidência de dengue nos últimos anos, o que é atribuído ao aumento da urbanização, ao crescimento populacional e às mudanças climáticas.

Os vetores Aedes picam principalmente durante o dia e têm uma forte preferência por pessoas ao invés de tentarem obter sangue de animais. O Aedes aegypti prefere colocar seus ovos em pequenos recipientes artificiais e tende a viver próximo das pessoas. O tratamento ou a destruição dos criadouros é um método fundamental para reduzir a incidência da doença, mas localizar todos os criadouros em um ambiente urbano é um desafio logístico. Diante desses desafios em ambientes urbanos (e, especialmente, durante as epidemias da doença), a aplicação de inseticidas para pulverização ambiental, tendo como alvo os mosquitos adultos, também é um método reconhecido para reduzir a ameaça e a propagação da doença.

Saber mais